terça-feira, 16 de abril de 2013

Reforçamos nossos Compromissos


Prezados colegas Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), e membros da Comunidade Universitária.
A chapa “SUPERAR e CONSTRUIR: AGORA é CUn TAEs” agradece a todos que apoiaram nossas propostas construídas coletivamente e votaram em nossos candidatos nas eleições para representantes dos TAEs no Conselho Universitário (CUn), Conselho de Curadores (CC) e Comissão Interna de Supervisão de Carreira (CIS), realizadas no dia 11 de abril de 2013. Tamanho número de votos dá a exata dimensão da confiança e reconhecimento a nós depositados e, principalmente, da atuação responsável e compromissada que necessitaremos ter, uma vez que todos os candidatos de nossa chapa foram eleitos.
Por nos constituirmos enquanto um grupo que se coloca para defender princípios e propostas coletivas, afirmamos aqui nosso compromisso em defender as bandeiras históricas dos TAEs, sempre em fidelidade à nossa carta de princípios (abaixo) em que prevalece o compromisso com a ética, a democracia e a participação de todos. As atuações de nossos representantes são e serão pautadas no diálogo coletivo, para não ficarmos restritos a posições individuais, para assim avançarmos rumo à universidade que desejamos.
Temos hoje uma série de questões urgentes, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a jornada de 30 horas semanais com atendimento de pelo menos 12 horas ininterruptas, o assédio moral e os problemas inerentes à intensificação do trabalho associado à falta de isonomia, que precisam e serão debatidos entre os TAEs e a comunidade, a fim de embasar nossas justas reivindicações e construí-las coletivamente!
A participação de nossa categoria nessas pautas é FUNDAMENTAL para a defesa de uma universidade verdadeiramente democrática, ao que reiteramos nossos sinceros agradecimentos a todos os apoiadores!
Agora é CUn TAEs!!

Carta de Princípios

Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade

1. Garantir o financiamento do Estado para todas as atividades da Instituição e a gratuidade de todas as atividades nelas desenvolvidas.
A responsabilidade pelo financiamento integral da universidade é do Estado. Então não deveríamos pagar para cursar um curso de línguas no CCE, para fazer uma atividade física no CDS, para cursar uma disciplina isolada na pós-graduação, entre tantas taxas e cursos pagos.
2. Garantir a qualidade da instituição e dos campi.
A liberdade de pensamento e a pluralidade de opiniões são fundamentais para a produção de conhecimento questionador e criativo. A qualidade passa também pela infraestrutura física e de pessoas: um quadro adequado de trabalhadores técnicos e professores e por um ambiente de trabalho saudável e colaborativo (ao invés de competitivo); e por condições de permanência dos estudantes – bolsas de estudo, RU, BU, moradia estudantil.
3. Contratação de mais trabalhadores e fim da terceirização
Se existem trabalhadores terceirizados ou substitutos trabalhando, como cozinheiros e professores, significa que essas funções ainda são necessárias e deveriam ser exercidas por trabalhadores concursados. Isto causa precarização nos direitos desses trabalhadores e prejuízo na qualidade dos serviços.
4. Relação com a sociedade
A universidade deve estar comprometida com os setores populares e refletir e produzir conhecimento sobre os problemas da sociedade brasileira e sobre si mesma, buscando criativamente alternativas.  
5. Hospital Universitário 100% SUS e gratuito
A gerência do HU deve ser feita por trabalhadores eleitos por seus pares e a assistência à comunidade deverá continuar gratuita. Como Hospital Escola, o HU deve continuar vinculado e gerido pela UFSC e como campo de estágio e de desenvolvimento de pesquisas. 

Espaço de democracia e igualdade de tratamento  

6. Direito de ocupar todas as funções na instituição
Parte da comunidade - TAEs e estudantes - somente participa do processo eleitoral de reitoria e direção de centro como eleitores, mas não tem o direito de se candidatar e concorrer em iguais condições. Isso fere o princípio básico da democracia, que é o direito de votar e ser votado. 
7. Garantir a transparência e participação nas decisões das políticas universitárias
Incluir a comunidade universitária na construção das políticas para a universidade (administrativa, de ensino, pesquisa e extensão). A implantação do programa "UFSC sem papel" foi exemplo de política autoritária. O projeto não aproveitou o conhecimento da própria instituição e contratou uma empresa para criar o sistema sem ouvir seus usuários. A decisão de poucos gerou inadequação do sistema, confusão e sofrimentos.
8. Buscar a igualdade de direitos entre trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas.

Condições de trabalho

9. Jornada de 6 horas de trabalho diário, com atendimento de pelo menos 12 horas e controle social
Para garantir a isonomia na instituição entre todos os TAEs, instituir a jornada de 6 horas ininterruptas com atendimento por, no mínimo 12 horas aos usuários. Será afixada a escala de plantão em local público como controle de freqüência dos técnicos. Hoje, se você precisar de muitos setores na hora do almoço não será atendido (secretaria de cursos, SEGESP, DAE, etc).
10. Efetivar uma política democrática e transparente de capacitação e qualificação
Criar mecanismos que efetivem, assim como já acontece com os professores, o afastamento para os técnicos cursarem pós-graduação e desenvolverem atividades de pesquisa e extensão. Discutir publicamente a política de capacitação profissional, para que os cursos atendam a diversidade de trabalhos realizados e representem as necessidades não só no campo da prática laboral, mas no da educação e debate institucional.
11. Política de valorização das pessoas
Uma política de pessoal com valorização do perfil profissional do técnico-administrativo em educação, buscando adequação das suas experiências e formação, com o setor onde será lotado.
12. Política integral de saúde do trabalhador
Fortalecer a política interna de saúde do trabalhador, garantindo condições que permitam a qualidade de vida e combatendo o assédio moral.

Nenhum comentário: