sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Nova reunião de negociação

A  reunião do comando de greve com a comissão da administração realizada na quinta-feira, dia 4, conseguiu andar alguns passos. Primeiro, os trabalhadores fizeram uma cobrança contundente acerca do assédio e da violência que vem se verificando em vários espaços da universidade na relação entre chefias e grevistas. Foi lembrado à administração de que existe uma greve e que essa greve não foi julgada ilegal em qualquer instância. Logo, não é possível admitir ameaças por parte de algumas chefias no que diz respeito a cortes de ponto.  A greve é um direito assegurado pela Constituição. Depois, insistiram que para haver uma negociação de fato, é preciso que a administração se disponha a discutir a portaria n.43. Não interessa nem aos trabalhadores nem aos gestores a continuidade do impasse.

Depois de longas falas e discussões, o chefe de gabinete, Carlos Vieira, afirmou que na próxima semana haverá nova reunião da administração com os diretores de Centro para debater o assunto. Depois dessa rodada de conversa, comprometeu-se então a enviar um documento por escrito aos trabalhadores com uma contraproposta. Sugeriu ainda que, se fosse necessário, seria chamada uma reunião ainda na terça-feira, antes da assembleia geral que acontece na quarta, dia 10.

O que se espera é que na terça-feira, a conversa, de fato, avance. Nessa sexta-feira os dirigentes fecharam a folha ponto, ainda com pressão sobre os trabalhadores em greve. O movimento segue forte na UFSC. 

Abaixo, no vídeo, a fala de alguns dos trabalhadores que estiveram na reunião de negociação. Publicamos apenas os depoimentos dos trabalhadores pois como não era uma reunião pública e aberta, não tínhamos autorização para publicar a fala dos gestores.  De qualquer modo, na fala dos representantes dos TAEs, estão as cobranças feitas e a tentativa de avançar na negociação. 


Nenhum comentário: