terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sobre o Fórum Nacional de Comissões Internas de Carreira – VII FNCIS

Disponível em: http://cis.ufsc.br/2013/10/15/fncis/


Entre os dias 7 e 10 de outubro, as integrantes da CIS Andrea, Dalânea, Maria Bernadete e Veridiana participaram do VII Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão da Carreira (VII FNCIS) na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Na programação (clique aqui) tivemos discussão sobre o histórico de implantação e alterações no nosso Plano de Carreira (Lei 11091/2005 – acesse a apresentação aqui), a forma de interpretação e aplicação da legislação nas diferentes IFES, as atividades da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), bem como questões como capacitação, dimensionamento e política de gestão no serviço público.
Ao final, foi discutida e aprovada a Carta de Recife, que em breve publicaremos nesta página, e que deverá ser entregue a todas as reitorias, à CNSC e ao MEC. E aprovado que o VIII FNCIS será no Espírito Santo.
Avaliamos que a participação no evento foi fundamental, pois pudemos conhecer dentro contexto nacional como funcionam e se organizam as CIS nas IFES, suas dificuldades e avanços, a diversidade de situações que se encontram e tivemos a certeza que uma CIS estruturada pode contribuir num melhor entendimento da legislação aos setores de RH. Quanto mais organizada e estruturada a CIS na instituição, com atuação autônoma frente a reitoria e sindicato, mais ganhos para o TAEs e para a instituição.
Propusemos no evento:
  • a necessidade de criar um canal de comunicação pela internet entre as CIS das diferentes instituições, para trocarmos informações e interpretações;
  •  um canal de comunicação com os representantes da Fasubra e Sinasefe na CNSC;
  • um blog na internet onde constem as interpretações mais avançadas sobre a aplicação do Plano de Carreira nas IFES, que sirvam como base para a atuação das demais CIS do país!
  • que a CNSC informe periodicamente na reunião da Andifes (associação nacional de dirigentes das IFES) sobre o papel da CIS, sua autonomia frente as reitorias e o dever de garantir a estrutura, material e pessoal para seu funcionamento.
A participação no evento nos deu mais força e certeza de que estamos no caminho certo para o fortalecimento da CIS na UFSC!

Nenhum comentário: