quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estagiários do NDI denunciam irregularidades





Estudantes que realizam estágio no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC procuraram, na tarde dessa terça-feira, o comando de greve dos Técnico-administrativos para discutir problemas referentes ao movimento desencadeado por eles e elas no que diz respeito às funções que desempenham. Segundo os relatos, os estudantes, que são de vários cursos da UFSC, acabam tendo de cumprir uma jornada de trabalho desempenhando funções de ajudante de sala, no mais das vezes sem o acompanhamento de qualquer técnico ou professor, o que seria irregular.

É sabido que os estagiários devem desenvolver tarefas que digam respeito à formação do curso e sempre supervisionadas por alguém do setor. Jamais um estagiário poderia cumprir uma tarefa no lugar de um trabalhador, sem qualquer acompanhamento. Mas, ao que parece, isso é o que mais acontece.

Inconformados com essa situação que é recorrente não apenas no NDI, mas em toda a universidade, os estudantes desses espaço em particular decidiram paralisar as atividades nesse período em que acontece também uma greve dos TAEs e dos professores em nível nacional. Ainda segundo o relado do grupo de estudantes foi tentada uma reunião com o diretor do CED e lhes foi dito que eles não poderiam parar o trabalho pois se assim o fizessem estariam sujeitos a perder o estágio.
Preocupados com a falta de diálogo e vendo suas reivindicações sem amparo na instituição eles procuraram o comando de greve para alguns esclarecimentos.

Os trabalhadores explicaram aos estudantes que o estágio precisa de supervisão e eles podem sim questionar o fato de estarem cumprindo tarefas de trabalhadores concursados, sem qualquer acompanhamento. Também se colocaram à disposição para travar uma luta conjunta, uma vez que é pauta dos trabalhadores a luta pelo respeito aos estudantes e ao seu direito de estudar.

Nenhum comentário: