sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Sobre o Daniel


Grupo que assumiu as cadeiras do Conselho Universitário em 2013. Entre eles Daniel e Helena


Depoimento da trabalhadora Helena Dalri, que atuou com Daniel Dambrowski no longo e importante trabalho do grupo Reorganiza.

Sabe aquela pessoa que você olha e vê em seus olhos a luta, a seriedade e a serenidade em seus atos, a clareza de um projeto político de mudança para a sociedade, a vontade de lutar pelas mudanças, a capacidade de proposição, generoso e preocupado com o outro? Pois é, esse é o Daniel. Menino gente grande e forte.

E foi com esse olhar que em 2012 eu conheci o Daniel. Ele estava reunido no auditório da Reitoria, em uma reunião de pós-graduandos e eu estava acompanhando uma outra TAE que foi convidá-lo para participar das discussões das 30 horas na UFSC. De lá para cá fomos companheiros em muitas jornadas e embates. Estivemos juntos como membros do Grupo Reorganiza em 2013, como representantes eleitos pelos TAEs no Conselho Universitário em 2013 e 2014, nas greves da UFSC, seja com reivindicações nacionais ou locais como em 2014 a greve das 30 horas, ocupando os setores para atender 12 horas diárias à comunidade.

Acredito que todo esse seu perfil político e de luta fez com que sua avaliação no estágio probatório tenha tido esses percalços políticos e jurídicos. Como pode uma instituição de ensino em vez de ensinar acabar deseducando e cometendo erros gritantes em um processo administrativo tão sério para o trabalhador e para a Instituição? Os vícios, os erros e as intempéries não foram vistas em nenhum momento para que a instituição parasse o curso desse processo para que se iniciasse um processo sério de avaliação? Claro que sabiam. Claro que viram. Só não quiseram parar o processo. E mesmo que não vissem, muitos recursos foram entregues demonstrando os muitos erros e vícios naquele processo. Num contexto político, onde há divergência de projeto e de grupo político, sabemos muito bem o que acontece e como agem os que, momentaneamente, estão no poder.

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
Che Guevara

Nenhum comentário: