segunda-feira, 18 de maio de 2015

Começou o encontro da CIS




















A atividade de abertura do Encontro Regional Sul das Comissões de Supervisão de Carreira trouxe o debate sobre os 10 anos de vigência do atual Plano de Cargos e Salários dos TAEs. estiveram na mesa o ex-dirigente da Fasubra, atual dirigente da CONTUA, Paulo Henrique dos santos e o representante da CIS de Minas Gerais, Tiago Santos Barreto Thomaz.

Cada um deles trouxe aspectos dos grandes problemas que os TAEs ainda têm para resolver dentro do Plano, bem como os avanços que foram conseguidos ao longo dessa década.

A jornalista Elaine Tavares, que também compôs a mesa, lembrou que o plano apareceu na greve contra a Previdência, que não contemplou as demandas dos TAEs e ainda precisa de muita mudança para ser um Plano de Carreira.

Os representantes das CIS também se manifestaram trazendo os problemas que enfrentam nas suas universidades, e reforçando o que todos já sabem. A atuação da CIS precisa de muita luta, inclusive contra as administrações que não valorizam o  trabalho dos TAEs. No caso da UFSC, segundo Dalânea Flor, uma das organizadoras do evento, até hoje o Conselho Universitário não aprovou a minuta que trata da CIS. A vice-reitora, Lucia Pacheco ouviu e anotou. Agora é ver se a coisa anda.

Também o representante da Universidade da Fronteira Sul contou que lá, até hoje a comissão não foi formada. Em outros espaços a CIS é chamada de "rainha da inglaterra", reina, mas não manda.

O debate finalizou com  a certeza de que CIS precisa atuar no campo técnico e no campo político, não se isolando apenas na questão das normas, mas acompanhando a luta geral dos trabalhadores e fomentando a discussão sobre a carreira.

Durante mais dois dias as CIS estarão reunidas, avançando ainda mais na socialização das informações e no fortalecimento da luta dos TAEs.


Nenhum comentário: