sexta-feira, 8 de maio de 2015

Eleições na Fasubra















A Fasubra, federação que congrega os sindicatos das Universidades, realiza eleição para nova diretoria. Essas eleições são feitas no Congresso que está em curso. Duas chapas estão na disputa. A Chapa 1 congrega a chamada esquerda da Fasubra, grupos não-governistas (Vamos à Luta, Unidos, Base e PS Livre e independentes) e a Chapa 2 junta a Tribo, CTB, Resinificar e independentes (majoritariamente formadas por petistas e PC do B).

As chapas seguem o mesmo diapasão desde a eleição de Lula, quando houve uma cisão na esquerda, dividindo aqueles que apoiam o governo e os que mantêm a independência crítica. Ainda não sabemos qual a posição da delegação de Santa Catarina.

Aguardamos o desenrolar dos acontecimentos para saber quem venceu. É bom lembrar que a direção da Fasubra é proporcional, então, todos os grupos organizados acabam assumindo algum cargo. A Chapa vencedora é a que indica o número maior de pessoas, mas a batalha segue existindo nas entranhas da direção. Por isso, às vezes, parece meio incompreensível algumas posturas da Fasubra. O grupo majoritário dá a linha, mas é sempre muito conflitivo, podendo, inclusive, imobilizar a entidade.

Nenhum comentário: