quinta-feira, 14 de maio de 2015

Chega,Ta... deu!!! A UFSC disse não à EBSERH


     


     Enquanto a UFSC poderia se destacar nacionalmente por ter organizado um ato de vanguarda democrática (uma consulta pública) para ouvir a comunidade universitária a respeito da adesão ou não à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), nos bastidores são orquestradas tentativas de desqualificar e deslegitimar a mesma com argumentos desprovidos de razoabilidade. 70% dos votantes disseram NÃO à EBSERH, na consulta ocorrida dia 29 de abril. Votaram estudantes, técnicos-administrativos em educação e docentes de toda a UFSC. 
     Ainda assim, há aqueles que não se conformam com o resultado esmagador do NÃO, e tentam, a todo custo, garantir a adesão do HU à EBSERH. É o caso da Direção do Centro de Ciências Biológicas, o CCB. Há poucos dias, esta Direção enviou e-mail aos membros do CCB e solicitou que o assunto fosse novamente discutido e votado em seus Colegiados, para então, dia 15, haver outra votação no Conselho de Unidade. Mas qual a necessidade de votar novamente algo que ficou tão óbvio nas urnas?   
     Faixas e cartazes colados ao longo do Centro explicitam o sentimento de revolta diante desta tentativa de deslegitimar os resultados das urnas e garantir uma aprovação da EBSERH via Conselho de Unidade: “JÁ DEU, TADEU!” (Tadeu é o vice-diretor). A manobra da Direção serve para validar o voto do representante do Centro no Conselho Universitário em favor da Empresa, desrespeitando o que já foi manifestado na consulta. Que democracia é essa em que os representantes não respeitam as decisões dos representados? Ainda que levássemos em conta que um conselheiro universitário deveria apenas seguir as decisões de seu Centro, o que é mera expressão corporativista, 77% dos votantes do CCB optaram pelo NÃO!  
     No limite, que a direção do CCB sinta-se à vontade para executar esta manobra expressa um dos principais sintomas do simulacro democrático da Reitoria. O plebiscito é tratado como meramente consultivo, ou seja, muito distante de uma verdadeira ação democrática, na qual poderíamos de fato decidir o futuro da UFSC. Ainda assim, a expressiva vitória do NÃO mostra o compromisso da comunidade universitária na defesa de um HU que seja 100% SUS, público em sua totalidade e que atenda à missão da UFSC, viabilizando ensino, pesquisa e extensão em prol do bem comum! E principalmente demonstra sua disposição de luta!   
     Os TAES LIVRES: abrindo as portas! defendem de maneira intransigente os princípios democráticos, e, juntamente com os colegas do CCB, repudiam essa manobra da Direção do Centro de Ensino. Os gestores dessa Instituição se acostumaram de tal modo com as combinações e acertos de gabinete que esquecem de consultar suas bases. Mas os senhores e senhoras de gabinete parecem ter desaprendido que as verdadeiras mudanças só podem surgir de uma boa e aprofundada discussão política. É esperado que as direções estejam à altura das tarefas e cargos a que foram investidos. Caso contrário, melhor é que arranjem uma saída honrosa, de preferência sem deixar um rastro de destruição, especialmente de nossos mais altos valores. Tá... deu, chega!!! Respeitem a decisão da consulta pública!!!



E-MAIL DA DIREÇÃO DO CCB:

-------- Mensagem original --------
Assunto:
[Todos.ccb] Solicitamos que votem em seus colegiados sobre a ADESÃO OU NÃO DO HU À EBSERH - Reunião Conselho CCB 15/05/2015
Data:
05.05.2015 09:28
De:
Para:

Prezados Conselheiros,

A pedido da Direção do CCB, encaminhamos este e-mail para lembrá-los que ocorrerá votação no Conselho Universitário no final de maio de 2015 acerca da ADESÃO OU NÃO DO HU À  EBSERH, portanto será realizada uma Reunião do Conselho do CCB para votar sobre o assunto provavelmente no dia 15/05/2015 (sexta-feira), no período da manhã.

Sendo assim solicitamos que, os que ainda não o fizeram, levem o assunto à discussão e votação em seus Colegiados ou entre seus representados (no caso dos representantes dos STAEs, dos docentes e dos alunos. Neste último caso, terão direito à voz por não terem ainda resolvido sua situação junto à PRAE) antes dessa data para que possam no dia 15/05/2015 levar o voto de seus Colegiados à Reunião do Conselho do CCB.
 
Atenciosamente,

Emanuele J.S. Ribeiro
ADMINISTRADORA - CRA 17957
Coord. Administrativa
Direção do CCB
37219321





Um comentário:

Flavia disse...

Concordo com o que foi dito no texto. Acho que a democracia deve ser respeitada e que os estudantes devem ser ouvidos! Pois são os estudantes que fazem as mudanças!
Mas não concordo com pichações e ofensas.
Somos todos inteligentes e capazes de discutir e argumentar, não precisamos denegrir o patrimônio e nem ofender ninguém para mostrarmos a nossa opinião e lutarmos pelos nosso direitos.
Sabemos que a Universidade é difícil e burocrática para arrumar as coisa, se não preservamos o nosso próprio local de estudos, quem irá preservar?
Temos que repensar as maneiras de manifestações.