terça-feira, 12 de maio de 2015

TAEs discutem carreira na UFSC





As lutas dos TAEs por carreira de verdade






Será muito importante a participação dos TAEs na conferência de abertura do Encontro Regional Sul das Comissões Internas de Supervisão de Carreira, que acontece no dia 18 de maio de 2015, no Centro de Eventos da UFSC.. A mesa tratará de uma análise dos 10 anos da implantação do Plano de Cargos e Salários dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), apresentado pelo governo de Lula no ano de 2003, durante a greve contra a Reforma da Previdência, e que foi aceito pela maioria dos sindicatos em 2004. Sempre é bom lembrar que o Sintufsc, à época, fez vários seminários para apresentar o plano e o mesmo foi rejeitado pela categoria. Mas, a maioria dos sindicatos aceitou e o plano veio, com graves problemas, alguns até hoje não resolvidos. Assim, é bom que todos possam participar e ver onde foi possível avançar e o que ainda falta conquistar. 

Apresentarão um balanço sobre esse dez anos Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, da direção da FASUBRA, e Tiago Santos Barreto Thomaz, da CIS da UFMG. A jornalista Elaine Tavares, da UFSC,  será a mediadora. Essa atividade começa às 10h30min, do dia 18 de maio, logo depois da abertura oficial do Encontro. 

Na parte da tarde será a vez de as CIS do sul trocarem informações e experiências e durante o dia 19 acontecem os encontros de Grupos de Trabalho específicos como os de Capacitação e afastamentos, Qualificação e afastamentos, Ambiente Organizacional e RSC e Avaliação de Desempenho. Nesse encontro os representantes das CIS do Sul buscarão encontrar propostas comuns para situações que acontecem cotidianamente na fiscalização do PCCTAE. No último dia, 20 de maio, serão apresentadas as sínteses dos grupos e redigido o documento final.

Os TAEs da UFSC poderão participar de todas as atividades, mas a conferência de abertura é definitivamente fundamental. Entender como surgiu esse plano, quais seus problemas e os desafios colocados para os trabalhadores fortalece a luta e faz com que os TAEs avancem na resolução dos percalço causados pelo plano na carreira de todos nós. Nós, os TAEs LIVRES estaremos lá.

Nenhum comentário: