terça-feira, 14 de junho de 2016

Eleições SINTUFSC 2016 - O preço dos debates

"Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?"
Bertold Brecht

A pergunta de Brecht mantém-se atual diante da eleição do SINTUFSC em 2016. Que tempos são estes em que até o mais trivial, como debates entre as chapas, precisa ser defendido contra a tentativa de boicotá-lo?

Diante da não sinalização de nenhum debate entre as chapas no cronograma das eleições, nossa Chapa protocolou na última quarta, dia 8 de junho, uma solicitação à Comissão Eleitoral, para que fossem realizados 7 debates nessa eleição (1 para Reitoria e Centros de Ensino, 1 para o HU, 1 para o CCA e mais 4 para os Campi da UFSC fora da capital). Para dar maior aval à proposta, havíamos solicitado que a mesma Comissão encaminhasse a proposta para ser debatida e aprovada na Assembleia que ocorreria na quinta, dia 9 (clique aqui para ver o documento).

Chegada a Assembleia Geral do dia 9, no momento de informes, o próprio presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Ediwilson Ribeiro, fez uma fala sobre essa solicitação. Além de informar que por ele não haveria o encaminhamento daqueles 7 debates, ressaltou que se a Assembleia aprovasse a realização daqueles debates ele sairia da Comissão Eleitoral. Para suavizar sua posição, disse que talvez 1 (um) debate ele poderia assumir. Junto com essa postura do presidente da Comissão, o atual Coordenador Geral do SINTUFSC e postulante à reeleição, Sr. Celso Ramos Martins, buscou desqualificar aquela proposta, afirmando que não cabia a Assembleia decidir qualquer coisa sobre as eleições.

A tentativa de carteirada não passou em branco. Diversas manifestações que se seguiram lembraram os Sr.s Ediwilson e Celso dos dispositivos previstos em Estatuto e da necessidade de se realizar debates em uma eleição. Houve quem, inclusive, advertiu nossa chapa da insuficiência da proposta de 7 debates, uma vez que o SINTUFSC possui também representação nos Colégios Agrícolas, não mais vinculados à UFSC.

Diante da postura arbitrária do presidente da Comissão e do Coordenador Geral, outros membros da Comissão Eleitoral procuraram nossa Chapa, ali mesmo naquela Assembleia, para propor a realização de pelo menos 2 debates, que contariam com a transmissão por internet (para inclusão dos outros campi). A proposta foi para discussão em Assembleia e foi aprovada (http://www.sintufsc.ufsc.br/?p=18137). Não se trata daquilo que almejávamos, mas foi um começo.

Queremos lembrar aos nossos companheiros TAEs que não seremos tolerantes com esse tipo de postura arbitrária de esconder debates, principalmente quando a mesma parte de autoridades que deveriam ser as primeiras a defender esse tipo de proposta.

À Luta TAEs.

Nenhum comentário: