segunda-feira, 10 de junho de 2013

RELATO DO CUn


No dia 30/04/2013 tomamos posse no CUN e já naquela reunião pedimos vistas dos seguintes processos:
1. Processo n.º 23080.012479/2013-11
    Requerente: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Assunto: Apreciação e Aprovação de Prestação de Serviços pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE).
    Relator: Sebastião Roberto Soares
  
2. Processo n.º 23080.015874/2013-47
    Requerente: Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB)
    Assunto: Apreciação do Relatório Anual de Gestão - 2012 e da Solicitação de Recredenciamento da Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB), junto ao Ministério da Educação (MEC).
    Relator: Edison Roberto de Souza
  
O Relator de Vistas do primeiro processo, qual seja, apreciação e aprovação de prestação de serviços pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), foi Daniel Dambrowski e o do segundo processo, apreciação do relatório anual de gestão - 2012 e da solicitação de recredenciamento da Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB), junto ao Ministério da Educação (MEC), foi Selma Graciele Gomes. Os pareceres destes pedidos de vistas foram  apresentados na reunião do CUn de 13/05/2013 e a discussão foi bem “acalorada”.
Quanto ao primeiro pedido de vistas, expostos os argumentos e com muito debate versando sobre a incongruência de aprovar tal proposta, a mesma foi posta em votação e por 28 a 12 foi aprovada; quanto ao segundo pedido de vistas, devido a necessidade de maior discussão e o adiantado da hora a mesma nem foi posta em votação. A partir da argumentação desenvolvida nos debates sobre a matéria e a necessidade de deixar transparente mais informações, a presidente do Conselho Universitário encerrou a reunião, remetendo este ponto para a próxima sessão. 
Com a apresentação dos pareceres foi possível retomar na sessão do CUn as decisões com maior discussão, ampliação dos olhares e reflexão em relação às Fundações na UFSC e deixar demarcado que estaremos fazendo algo diferente na discussão dos rumos da Universidade.
Já solicitamos que todos os pedidos e justificativas fossem repassados, ao mesmo tempo, a todos os Conselheiros e não somente ao relator responsável por determinado processo. Assim todos terão a oportunidade de pré-análise dos processos  e as discussões no CUn poderão ser muito mais qualificadas e democráticas. Também sugerimos que a administração formule proposta de procedimentos para que um mínimo de documentos esteja nos processos para análise final. Assim os pareceres estarão fundamentados, após análise deste mínimo de documentos, com exigência legal, transparência e fundamentos públicos.

Nenhum comentário: