quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ato contra o corte de salário





Trabalhadores em luta contra o arbítrio


Ato no Hall da Reitoria
Sexta-feira
12h30min às 14h




Desde há anos os trabalhadores da UFSC fazem greve quando precisam lutar por direitos. No geral, a greve é a paralisação dos trabalhos. Setores importantes como BU, RU e coordenadorias fecham as portas, numa forma de pressionar o governo via protesto da comunidade. Nunca houve desconto de salário porque a lei ampara o direito de greve.

Esse ano, os trabalhadores decidiram por uma greve diferente. De portas abertas. Em vez de fechar, ampliar o atendimento, para que os estudantes que trabalham e estudam à noite possam desfrutar da vida da universidade e receber atendimento em horários como o do intervalo entre o meio-dia/duas e à noite. Assim, desde o dia 05 de agosto, acontece a greve de ocupação, na luta pela jornada em turnos de seis horas, uma batalha histórica de toda a classe trabalhadora.

E, pela primeira vez na história, uma reitoria penaliza o movimento grevista, mesmo com toda a gente trabalhando e cumprindo suas tarefas. Até hoje, mais de 165 trabalhadores já receberam um notificado de corte de salário, que varia de 200 reais a mais de dois mil reais, totalizando mais de 100 mil reais. Ninguém sabe o critério que as chefias usaram para esse desconto.

Para protestar contra mais essa arbitrariedade da reitora Roselane Neckel os “notificados”, junto com os demais colegas em greve, farão um ato de protesto e repúdio nessa sexta-feira, a partir das 12h30min, no saguão da reitoria. Serão montados varais com as notificações para que todos possam ver quem foi punido e quanto foi descontado. Além disso, haverá a entrega dos recursos individuais de cada notificação no protocolo da universidade, às 14horas.

Os trabalhadores convocam todos os colegas para acompanhar o ato. É muito importante a solidariedade de todos nesse momento. Porque se hoje são os já “notificados”, amanhã pode ser qualquer um, uma vez que a reitoria está descontando até as horas que os trabalhadores estão em assembleia da categoria, ou em representação sindical, configurando não apenas a completa quebra das regras democráticas, como também uma prática antissindical.  

Os que já foram notificados do desconto devem trazer uma cópia de sua notificação e também o modelo de recurso individual disponibilizado pelo advogado do SINTUFSC no endereço: (http://www.sintufsc.ufsc.br/wordpress/?p=11515).


As entregas ocorrerão conjuntamente, às 14 h. Venham todos, colegas professores, técnicos e estudantes.


Nenhum comentário: