quarta-feira, 7 de agosto de 2013

“Trinta!!! Trinta!!! 30 Horas Já!!”


Essas foram as palavras de ordem que ecoaram por todo o prédio da Reitoria no dia de ontem, 06 de agosto de 2013 – data em que aconteceram eventos muito positivos em prol da jornada de 30 horas semanais com atendimento ininterrupto de 12 horas para todos.

Às 13h, aconteceu o 3º Círculo dos TAEs em Debate sobre as 30 horas, em que se apresentou as possibilidades de implantação imediata da jornada semanal de 30 horas com 12h de atendimento ininterrupto em todos os setores da UFSC. Na exposição demonstrou-se a viabilidade das 30 horas tanto no aspecto jurídico como no operacional.

Ressalta-se que no debate houve apontamentos quanto a nota publicada no site da UFSC sobre a suspensão das 30h na UnB. Em debate, demonstrou-se que o parecer da CGU contrário às 30 horas semanais na UnB é, na realidade, favorável aos TAEs da UFSC, já que o trabalho do GT Reorganiza consegue facilmente responder a todos os pontos contrários que a CGU levantou, pois a UnB fez um processo de oficialização das 30h sem atender às duas únicas exigências legais para a flexibilização da jornada de trabalho aos TAEs.

Ao fim do debate os participantes do Círculo dos TAEs em Debate (circulodostaes@gmail.com) também se colocaram à disposição para auxiliar os setores na reorganização de suas rotinas de trabalho, para possibilitar as “30 horas já” (amparadas pela legislação) para todos que assim desejarem. Os presentes se dispuseram a debater com todos os setores da UFSC para repensarmos as condições de cada um para flexibilização da jornada de trabalho de 30h a todos, com a identificação de usuários, divisão de tarefas e condições para controle social de assiduidade e atendimento ininterrupto por, no mínimo, 12h horas.
Após o debate todos se dirigiram ao Gabinete da Reitoria entoando o canto de “Trinta! Trinta! Trinta horas já!”. Os TAEs foram recebidos pelo chefe de gabinete, que se comprometeu a divulgar o cronograma dos prometidos fóruns de debates até o dia 16 de agosto, garantindo que a organização desses debates contará com a participação dos TAEs.

Assim, garantiu-se a possibilidade não só de discutirmos com a comunidade, como também de que as demandas dos TAEs sejam apresentadas nesses debates.


30 horas: Avante!

 

Nenhum comentário: