quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Relato de Sessão do Conselho Universitário ocorrida no dia 23 de Julho de 2013

1)     Processo nº 23080.026691/2011

          Requerente: Coordenadoria do Curso de Graduação de Artes Cênicas

        Assunto: Apreciação de interposição de recurso contra decisão da Câmara   de Graduação, que trata sobre proposta de inclusão de prova de habilidade específica para o Vestibular do Curso de Graduação em Artes Cênicas
        Relator: Hélio Rodak de Quadros Junior

         Após a leitura do Parecer foi concedida a palavra ao professor Paulo Ricardo Berton do curso de Artes Cênicas. De acordo com o professor haveria necessidade de se realizar a prova de habilidades específicas de que trata o processo em função da necessidade de se avaliar a pré-disposição do candidato às atividades de ator e diretor. Segundo ele, o curso enfrenta muitos problemas relacionados à falta de habilidade dos graduandos para a área. Haveria também uma compreensão equivocada de muitos alunos quanto aos objetivos do curso: muitos acreditam que serão atores da Globo, sendo que o curso não se propõe a isso. O relator então afirmou que não objetivou centrar o parecer no mérito do exame em si e sim no precedente que esse exame abriria: como a Câmara de graduação iria proceder se a partir da demanda do curso de Artes Cênicas outros cursos passassem a solicitar esse tipo de prova? Quais seriam os critérios para acatar ou não? Haveria assim a necessidade de a UFSC instituir uma política relacionada ao tema antes de atender a demandas isoladas dos cursos. Em seguida se deu a discussão dos conselheiros sobre parecer e as alegações do professor: os argumentos giraram em torno de uma necessidade de se pensar em exames específicos em contraposição a dificuldade de se chegar a um método adequado à aferição de habilidades bem como à concepção de que a universidade deve possibilitar o desenvolvimento das aptidões do estudante, não sendo adequado exigir tais habilidades antes do estudante frequentar o curso. Optou-se pela aprovação do parecer e encaminhamento a Câmara de Graduação para discutir a possibilidade de instituição de política de exames específicos.

2)      Processo nº 23080.025774/2013-29
         Requerente: Direção do Centro de Ciências Biológicas
         Assunto: Apreciação da solicitação de manifestação institucional sobre o        Projeto de Lei nº 4.198/2012, que trata da possível recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
         Relator: Conselheiro Jamil Assreuy
Lido o parecer, manifestamos nossa preocupação em relação ao Projeto de Lei de que trata o processo na medida em que prevê, em parte, a transferência a empresas exploradoras e aos frequentadores a função de preservar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – o que nos parece inadequado. O relator acatou a sugestão de solicitar o imediato arquivamento do PL, pela insuficiência de estudos apontando as vantagens da recategorização da Reserva. Após os conselheiros se manifestarem, de forma unânime, favoráveis ao parecer a reitora agradeceu pelo posicionamento, pois segundo ela a partir da decisão do CUn a Reitoria poderá negociar o arquivamento do projeto junto à bancada catarinense da Câmara dos Deputados.

3)         Processo nº 23080.035215/2013-27
            Requerente: Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP)
            Assunto: Apreciação da solicitação de alteração da Resolução nº         016/CUn/1996, que dispõe sobre normas de afastamento e acompanhamento         de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina para formação
           Relator: Conselheiro Nilton da Silva Branco

Avaliamos que a proposta é positiva porém, para corrigir todas as distorções, apontamos a necessidade de se proceder à atualização da Resolução em sua totalidade: os dispositivos que compõem a Resolução não mais condizem com a realidade atual – o documento faz inclusive menção a órgãos que não fazem mais parte da estrutura da Universidade. Ocorreu, dessa forma, a aprovação do parecer com o compromisso da Reitora em apresentar ao CUn proposta de nova Resolução ainda este ano.

O vídeo dessa sessão pode ser acessado através do link


Nenhum comentário: